segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rodrigo da Fonseca Tavares

Rodrigo da Fonseca Tavares (nascido em Camaquã, 12 de abril de 1982) é um baixista, guitarrista, cantor, compositor, baterista e pianista brasileiro.


É baixista e backing vocal da banda Fresno desde 29 de Outubro de 2006, quando entrou em substituição a Bruno Teixeira. Antes de se tornar membro da Fresno, Tavares era responsável pela produção de seus discos, tendo editado em seu apartamento no Rio Grande do Sul os trabalhos O Quarto Dos Livros, de 2003 e O Rio, A Cidade, A Árvore, de 2004; foi compositor, guitarrista e vocalista da banda aBRIL, a qual já não faz mais shows, além de manter um projeto solo intitulado Esteban[2]. Além de compor músicas para a Fresno e para seu projeto solo Esteban, Rodrigo Tavares compôs uma das faixas do de sucesso da banda Glória, “Vai pagar caro por me conhecer”, que foi uma das músicas mais elogiadas do show da banda no Rock in Rio 2011.  
                                    Biografia
Nasceu no Brasil, no interior do Rio Grande do Sul, em Camaquã. Tavares passou por diversas cidades antes de chegar a São Paulo, tais como Curitiba, Pelotas e Porto Alegre. Aos 11 anos aprendeu a tocar bateria, aos 13 já tocava guitarra, aos 23 aprendeu piano e aos 24, entrou na banda Fresno e passou a tocar baixo.
Desde criança ele já pensava em ser músico. Como ele mesmo disse: “Até os 10 anos eu queria ser Renato Borghetti. Dos 11 aos 18 anos eu queria ser o Duca Leindecker. Dos 18 aos 23 quis ser o Humberto Gessinger”.
Sempre foi apaixonado pela musica e em 2010, foi considerado o melhor instrumentista do Brasil.
                                      Abril
Em 2003, ajudou a formar a banda de pop punk, Abril (banda), que em 2006 entrou em hiato pela saída de Tavares para tocar na banda Fresno. A banda era composta por Rodrigo Tavares (guitarra e vocal), Airton Ruschel (baixo), Cassiano Derenji (guitarra) e Rodrigo Ruschel (bateria), esse, mais conhecido como Bell Ruschel. Em 2008, Bell saiu da banda, também para tocar na banda Fresno, substituindo Pedro Cupertino. A banda sempre no fim do ano, faz um show para os fãs em Porto Alegre.

                       Esteban
Esteban é o nome do projeto solo de Rodrigo Tavares, no qual ele toca todos os instrumentos incluindo violão, piano, e, nas gravações, guitarra e outras coisas. Em alguns shows uma banda o acompanha, em outro, ele toca apenas com um teclado e um violão. O primeiro CD, "Adiós, Esteban", já começou a ser gravado e será lançado em breve pela gravadora Midas Music. O nome dado ao seu primeiro CD, "Adiós, Esteban", representa o fato de Tavares estar se despedindo de seu "antigo eu" (o "Tavares de 2009"). "Em 2009 eu era um babaca" - disse quando questionado em rede social. O primeiro single do CD já foi escolhido e será a música "Canal 12"
                           Fresno
O Fresno (ou A Fresno, como é conhecida no Sul do Brasil) é uma banda formada em Porto Alegre no ano de 1999. Atualmente os membros são Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra). Rodrigo Tavares (baixo), e Bell Ruschell (bateria). Moram em São Paulo desde 2006. Com raízes no hardcore californiano, as composições da banda tratam basicamente de desilusões amorosas e sentimentos, tendo com o penúltimo CD, "Redenção" uma influência pop. Em agosto de 2010 lançaram o CD "Revanche" dito pelos integrantes da banda como o melhor CD da Fresno, e notavelmente mais "pesado" que os anteriores.

               Discografia

Álbuns
Entre o Olho e a Garganta, Estado das Coisas (2003) - Abril
O quê te faz feliz?, Abril (2005) - Abril
MTV 5 Bandas de Rock (2007) - Fresno
Redenção, Fresno (2008) - Fresno
The Rise and Fall of Beeshop",(2010), (como baterista) - Beeshop
Revanche, Fresno (2010) - fresno
Adios, estebas ( ainda será lançado ) - Estebam

Nenhum comentário:

Postar um comentário